A Dicotomia: Produtividade e Bem-Estar

Se você vive a dicotomia dos Tempos Atuais entre ser produtivo e ter qualidade de vida, este texto é para você. Gostaria de lhe avisar desde o início que não vou escrever um texto nem sobre Gestão de Tempo nem sobre Organização de Agenda. Você já sabe que a web está lotada de dicas sobre este assunto e eu mesma já publiquei alguns textos sobre isso. Eu vou falar do que te impede de ser produtivo de verdade e ter a qualidade de vida que você busca. Talvez você também perceba o que impede você de jantar com a sua família, ver o jogo de futebol do seu filho, tomar um chopp com um amigo ou mesmo prestigiar a aula de ballet da sua filha. Eu vou falar de VOCÊ.

Se você franziu a testa ou se mexeu na cadeira, eu alcancei meu objetivo. Nós somos os responsáveis pela nosso nível de produtividade e pelo sucesso da nossa vida pessoal. Seja o sucesso como você entende…

Há pessoas que tendem a se distrair muito facilmente ou com o movimento dos outros, ou com o telefone ou mesmo por um ruído no exterior. Eu nem vou falar das redes sociais, pois a minha mãe me ensinou a usar o Whatsapp!! Você pode ler sobre isso se quiser em: https://www.linkedin.com/pulse/reaprendi-usar-o-whatsapp-com-minha-m%C3%A3e-cristiane-monteiro-da-cruz.

Bom, há também um outro grupo de pessoas que se mantêm focadas horas a fio em uma tarefa e não conseguem cumprir o prazo. Isto quer dizer que essas pessoas são produtivas? Será que elas podem aumentar sua produtividade? SIMMMMM. Elas são produtivas na medida da energia que elas colocam pontualmente para realizar uma atividade e não na demanda feita. Faz sentido para você?

Reconhecer alguns pontos de melhoria no seu processo de desenvolvimento de tarefas é o primeiro passo para você identificar em qual área você deve ajustar melhor o seu foco e direcionar sua energia para ser, obviamente, mais produtivo. A compreensão do seu Eu-realizador fará com que você otimize tempo e energia para ser produtivo e seguir na busca do seu bem-estar.

Eu vou lhe contar exatamente o que eu fiz para aumentar a minha produtividade a partir da clareza que eu tive de como eu funciono na minha rotina. Pegue seu iPhone, Samsung, Motorola, tablet, agenda eletrônica ou uma folha de papel e caneta e passe um dia inteiro anotando suas atividades. Inclua o horário que o despertador tocou e você apertou 20 vezes implorando para ficar mais um minutinho, o cafezinho na lanchonete e a hora em que você foi deitar. Este exercício simples lhe trará clareza de como você distribui sua energia e suas prioridades ao longo do dia. Por exemplo, você pode perceber que gasta mais tempo para preparar a apresentação de Resultados do Trimestre do que analisar o potencial de cada cliente nos últimos 3 anos de comprar novamente com a empresa.

O autoconhecimento é o primeiro passo para você se tornar a pessoa mais produtiva que aproveita a vida de acordo com o seus termos de sucesso, sem desperdiçar energia.

Forte abraço

Coach Cris Monteiro

Agende sua Sessão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *